Avenida Presidente Kennedy, 4.100 - Sala 05 e 06, Portão - Curitiba/PR
  • (41) 3026-0805
  • (41) 99933-0143

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria de confiança!

Redução do IPI estimulou vendas de carros em março

Os consumidores se apressaram para comprar veículos para aproveitar os incentivos concedidos pelo governo

Fonte: Gazeta MercantilTags: ipi

 

Os consumidores se apressaram para comprar veículos para aproveitar os incentivos concedidos pelo governo, fazendo com que as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no País tivessem este ano o melhor março da história.

O resultado levou o setor a manter a visão de crescimento neste ano e a avaliar que o pior da crise já ficou para trás, mas mantendo um tom de cautela.

As vendas saltaram 36,1% em março sobre fevereiro, para 271.393 unidades, e subiram 16,89% ante igual mês de 2008, informou a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). No primeiro trimestre, as vendas avançaram 3,13% sobre igual período do ano passado, para 668.319 unidades.

"Março subiu pela expectativa de término dos incentivos oferecidos pelo governo", disse Sergio Reze, presidente da Fenabrave, referindo-se à redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis decidida em dezembro e que tinha vigência até 31 de março. No início da semana passada, o governo anunciou que manterá o incentivo por mais três meses.

"É lógico que a gente comemora (o dado de março), mas tem que ter o pé no chão. Temos que ter consciência de que existe uma crise internacional e que 2008 (de fortes resultados) não volta e levará tempo para a economia se recuperar", disse Reze. "Na nossa expectativa, entendemos que o governo não pode fazer uma renúncia fiscal dessa magnitude por muito tempo."

Crescimento do ano

Com o resultado do trimestre, a Fenabrave manteve a previsão de crescimento das vendas totais de veículos - que incluem também motos e implementos rodoviários - de 3,13% em 2009.

No mês passado, Reze havia alertado que poderia revisar esse número para o terreno negativo, dependendo do comportamento de março e da prorrogação ou não da redução do IPI.

A Fenabrave tem um cenário desfavorável, embora não trabalhe com ele, que aponta queda das vendas de 3,09% neste ano, podendo chegar a recuo de 4%.

A entidade informou ainda as líderes de vendas em março, sendo Fiat a primeira da lista, com 42.568 unidades de automóveis e comerciais leves; Volkswagen com 40.251; General Motors com 29.303; e Ford com 22.603.