Avenida Presidente Kennedy, 4.100 - Sala 05 e 06, Portão - Curitiba/PR
  • (41) 3026-0805
  • (41) 99933-0143

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria de confiança!

Oportunidades para o Brasil na crise

Especialistas reunidos pelo ‘JB’ e pela ‘Gazeta Mercantil’ indicam vias para superação da turbulência

Fonte: Jornal do BrasilTags: crise

Comércio exterior diversificado, substanciais reservas petrolíferas ainda não completamente dimensionadas na plataforma continental e acesso a tecnologias capazes de potencializar o avanço social mediante difusão de informações são fatores que, embora não imunizem o Brasil contra os efeitos da maior turbulência econômica de 50 anos, deixam o o país em posição quase privilegiada nesta conjuntura de dificuldades. Para o inventário dessas possibilidades e esboço de estratégias desenvolvimentistas, o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil reúnem hoje, na Escola Superior de Guerra (ESG), uma constelação de especialistas para um dia inteiro de exposições e debates.

O empresário Luiz Cezar Fernandes, que acaba de associar-se no controle das operações brasileiras do Dresdner Bank, alinha-se no grupo dos mais otimistas: entende que a consolidação da liderança mundial de Barack Obama vai acelerar a recomposição da economia americana, favorecendo o Brasil na sua condição de um dos maiores fornecedores do mundo. Por isto, já antevê início de recuperação que pode fazer o país fechar 2009 até com um crescimento de 1,5% no PIB.

Ivan Ramalho, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior, encara uma redução da ordem de 20% na balança comercial do país, mas destaca a menor vulnerabilidade do Brasil face à diversidade de sua pauta e de clientes mundiais.

Já Marcello Hallake, presidente do Comitê Inter-americano da Ordem dos Advogados de Nova York, frisa que o Brasil está relativamente bem, se comparado a outros países afetados pela crise, e tem papel importante a desempenhar no desenho de uma nova arquitetura financeira internacional.

Diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima falará no primeiro painel do en contro de hoje na ESG, destacando que o setor de petróleo e gás, apesar da crise, continua sendo uma das alavancas para o desenvolvimento brasileiro, como pólo de atração de investimentos, geração de emprego, desenvolvimento tecnológico, reforço da soberania nacional.