Avenida Presidente Kennedy, 4.100 - Sala 05 e 06, Portão - Curitiba/PR
  • (41) 3026-0805
  • (41) 99933-0143

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria de confiança!

Quais os impactos da inflação em sua vida?

Um tema tão comum no cotidiano das pessoas que causa arrepios e falta de entendimento

É muito comum assistir em noticiários especialistas comentando sobre inflação. Mas o que é de fato? É uma situação de mercado onde há variação positiva de preços de um conjunto de produtos em um determinado período. Por exemplo: supomos que num determinado mês, você vai a um supermercado e nota que a maioria (sempre a maioria) dos produtos que você comprou no mês anterior ficou mais cara, isto é, uma compra que você gastava em média R$ 250,00, você gasta R$ 300,00. Perceba que, se seu salário ou renda mensal não obteve aumento nesta mesma proporção, você perdeu poder de compra, logo, você neste caso consegue comprar menos coisas hoje, do que conseguia comprar anteriormente.

E você pode se questionar (até mesmo dentro do supermercado): “esse pessoal está querendo ficar rico às minhas custas”. Entretanto, esta elevação conjunta de preços não parte do supermercado apenas, isso faz parte de um contexto da economia nacional como um todo. O governo precisa investir, logo aumenta seus gastos, precisa aumentar sua arrecadação de impostos, os custos dos produtos aumentam para quem produz e os quem revende, e isso tudo impacta no bolso da Dona Maria e do Seu José que vão todo mês ao supermercado fazer as suas comprinhas. É um grande ciclo.

E o que tem haver a inflação com empreendedorismo? Como dito, com a inflação o custo dos produtos sobe, as empresas precisam aumentar seus preços, as pessoas consomem menos, as empresas precisam reduzir custos e assim demitir funcionários, situação que, quando não são tomadas medidas para controle de inflação, se torna um efeito-cascata cada vez mais caótico, e assim são reduzidas as oportunidades e condições para empreender. Logo, pode se perceber o impacto deste índice na vida das pessoas, e a importância disso para a vida de um empreendedor.