Avenida Presidente Kennedy, 4.100 - Sala 05 e 06, Portão - Curitiba/PR
  • (41) 3026-0805
  • (41) 99933-0143

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria de confiança!

As características marcantes de líderes, segundo estudo de 10 anos feito pelo google

Ter conhecimento técnico suficiente para aconselhar sua equipe e ser um bom comunicador são alguns dos valores de bons gestores

Todo empreendedor sabe que liderar é uma parte importante do cotidiano de gerir uma empresa. É preciso entender seus funcionários e saber inspirá-los para que eles trabalhem junto a você – e não contra. Mas quais seriam, então, os segredos para uma boa liderança?

O Google parece ter a resposta. A empresa passou os últimos dez anos realizando um estudo sob o nome de Project Oxygen.

O objetivo era pesquisar mais sobre o assunto, para entender quais características tornam o chefe perfeito. A "Business Insider" compilou os resultados, que você vê a seguir:

1. É um bom coach
Segundo o Google, um bom chefe não resolve imediatamente todos os problemas à vista. Na verdade, ele usa toda oportunidade que tem para ensinar algo a seus contribuidores. Ao guiá-los, em vez de mandá-lo fazer algo, o líder permite que sua equipe cresça e se desenvolva.

2. Não "microgerenciam"
A pesquisa revelou que um bom chefe não é restrito em questão de horários e agendas. Ele, na verdade, oferece a liberdade necessária para o funcionário pensar por conta própria, correr riscos e aprender com seus erros.

3. Criam um ambiente de confiança
Um outro estudo realizado pelo Google demonstrou que uma das principais motivações para o sucesso de uma equipe é um ambiente "psicologicamente seguro". Ou seja, é preciso que o líder garanta que todos dentro do time sintam que possam contribuir com ideias e sugestões sem serem punidos ou ridicularizados por seus colegas.

4. São produtivos e voltados a resultados
Os melhores líderes não têm medo de sujar as mãos de vez em quando. Um bom chefe ajuda sua equipe com o trabalho sempre que necessário. Segundo a empresa de tecnologia, isso dá um bom exemplo de ética e atitude para todo o time.

5. É um bom comunicador
Líderes sabem escutar seus colaboradores com atenção e receptividade. Ao mesmo tempo, eles também sabem que manter a equipe informada é um sinal de respeito e confiança. Por isso, bons chefes são transparentes e objetivos ao revelar os motivos por trás de todas as decisões tomadas.

6. Apoia o desenvolvimento de carreira de seus funcionários
A pesquisa da Google revelou que um dos principais sinais da boa liderança é o compartilhamento de feedback constante, tanto o positivo como o negativo. O importante é manter-se contrutivo e delicado sempre. Com isso, os chefes demonstram interesse na evolução de seus colaboradores. Auxiliá-los a planejar seu futuro profissional e investir nele é tão importante quanto.

7. Possuem uma visão clara da situação da equipe
Bons chefes sabem onde estão e para onde querem ir. Sabem o que a equipe deve fazer para alcançar o sucesso e, mais importante, comunicam isso a ela. De acordo com a Google, é importante que o líder deixe claro qual o papel de cada colaborador dentro da caminhada do time em direção à vitória.

8. Possuem as habilidades técnicas necessárias para aconselhar sua equipe
Grandes líderes entendem o trabalho de seu time, principalmente suas tarefas e desafios cotidianos. Caso ele ou ela sejam novos na área, eles tomam o cuidado de explorar e entender bem seu ambiente antes de tomarem qualquer decisão.

9. Colaboram de forma efetiva
Em vez de enxergar cada equipe como um exército lutando umas contra outras, bons chefes sabem que é importante enxergar tudo de uma perspectiva maior. Um grande líder motiva a cooperação entre times, botando o bem da marca à frente de qualquer ego.

10. Sabem fazer decisões
Uma vez que tenham escutado todos os lados da equipe e ponderado bem as consequências de suas decisões, é importante que o chefe tome sua decisão e mantenha-se firme. Segundo a Google, grandes chefes confiam em suas próprias escolhas, mesmo que algumas pessoas da equipe discordem delas.