- (41) 3026-0805
- (41) 99933-0143
MT - Mais de 2 mil empresas terão de usar o ECF a partir de 1º de janeiro
O contribuinte que descumpre essa exigência fica sujeito a multa de 1% do valor do faturamento
A partir de 1º de janeiro de 2011, 2.698 contribuintes mato-grossenses  do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços  (ICMS) serão obrigados a utilizar o Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Além  disso, o equipamento deverá dispor de tecnologia Memória da Fita  Detalhe.
Cruzamentos eletrônicos de dados realizados pela Secretaria de Estado de  Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Controle Digital (GCDI),  identificaram que 2.698 estabelecimentos já teriam de utilizar o ECF no  período de 2005 a 2008, mas os mesmos não dispunham do equipamento.
Contudo, em julho deste ano, a Sefaz prorrogou o início da exigência  para 1º de janeiro de 2011, atendendo à solicitação dos contribuintes  obrigados a utilizar o ECF, que alegaram precisar de mais tempo para  adotar a sistemática.
A utilização do ECF é obrigatória para estabelecimentos do comércio  varejista (com vendas diretas a consumidor final) que registrem  faturamento superior a R$ 120 mil no ano. O contribuinte que descumpre  essa exigência fica sujeito a multa de 1% do valor do faturamento, não  podendo ser inferior a 100 UPFMT (Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso)  por mês ou fração de mês.
O ECF é um equipamento de automação comercial com capacidade para emitir  documentos fiscais e realizar controles de natureza fiscal, referentes a  operações de circulação de mercadorias ou a prestação de serviços.
